top of page

10 Dicas Para Ensaio Debutante Inesquecível

  • Foto do escritor: jpflash7
    jpflash7
  • 14 de fev. de 2019
  • 5 min de leitura

Atualizado: 29 de jun. de 2023

Olá menina, sim você ainda é uma menina, tornando-se adulta, mas isso leva tempo, calma! Não irá acordar no dia seguinte, com todas as responsabilidades, os deveres e as regalias de um adulto (ainda bem né?). Então relaxe, aproveite esta fase da melhor maneira possível e registre. Só se faz 15 anos uma vez, você não terá outra oportunidade.


Debutante Princesa

Pensando em te ajudar, preparei estas sugestões para nortear o planejamento do seu ensaio.


1) Seja você!

Isso é o mais importante ao planejar seu ensaio de 15 anos. Este ensaio deve registrar você como é, como está, o que gosta, o que faz, ou seja, você na sua realidade. Se você tem medo de atividades aquáticas, por exemplo, não é a hora de se aventurar em um ensaio que envolva este tipo de prática. Ficará tensa e isso com certeza irá causar impacto na sua expressão facial. É imprescindível que esteja com a mente livre de pensamentos que causem tensão. O ensaio deve ser descontraído, divertido, um dia inesquecível. Então escolha local que tenha a ver com sua personalidade, onde se sinta à vontade como em sua casa.


2) O ensaio começa dias antes.

Isso mesmo. Desde alguns dias antes à data do ensaio, alimente-se bem e corretamente (aliás sempre né) e pelo menos no dia anterior, durma cedo, principalmente se o ensaio for pela manhã. Ajuda a evitar marcas e inchaço facial, olheiras, indisposição física.


3) Maquiagem, cabelo e unhas.

Maquiagem bem leve, de acordo com o ambiente e roupas que vai usar é sempre recomendável. Seu rostinho lindo será registrado e será lembrado por anos. Considere fazer limpeza de pele uma ou duas semanas antes, para eliminar algumas impurezas e facilitar a maquiagem. Apresente-se já maquiada. Se puder ter profissional acompanhando, é o ideal. Ou uma amiga que possa auxiliar para modificar ou retocar a maquiagem durante a sessão, caso necessário. O mesmo vale para o cabelo, pode ser solto ou algum penteado bem simples. Se você gosta de unhas pintadas, faça-as no dia anterior, cuide para não estragá-las, pois as imperfeições aparecem nas fotos e exige retoque pós‑produção.


4) A escolha do Local.

Caso o ensaio seja realizado em estúdio, verifique se possui ar condicionado ou pelo menos que seja bem ventilado, principalmente se você transpira com facilidade. Sudorese atrapalha muito, estraga maquiagem (que faz perder tempo se precisar ficar sendo retocada) , mancha roupas, causa desconforto térmico e as gotículas de suor aparecem nas fotos, causam indesejáveis reflexos da iluminação.

Em ensaios externos, prefira dias não muito quentes (consulte a previsão) ou planeje para épocas com temperaturas mais amenas. Evite horários com sol a pino, pois causa sombras muito pronunciadas nem sempre desejadas e dificulta o relaxamento dos músculos faciais que naturalmente franzem a testa para fazer sombra aos olhos. Escolha um local que tenha a ver com o seu estilo, ou poderá parecer algo muito desconexo da sua realidade, exceto se esta for mesmo a sua intenção. Verifique se quem vai te fotografar já conhece o local, se é permitido fotografar, se há custo e, principalmente, se é seguro.


5) As roupas.

Use o que você gosta de vestir normalmente, leve uma combinação mais social também, no máximo 4 trocas para ter opção, mas não precisa usar tudo. Se for ensaio externo, atenção ao calçado, que deve ser confortável.

As cores são importantes, veja esse meu post sobre ensaio de casal para saber como combinar as cores.


6) O estilo.

Aqui é importante você pensar se vai decorar a sua festa com as fotos. Se sua festa for temática no estilo princesinha, fotos com estilo urbano são completamente incoerentes para a decoração. Roupas mais largas, rústicas, rasgadas, desfiadas não combinam com princesinha, certo? Para o book fique à vontade para escolher o estilo, o que desejar servirá para um lindo álbum, mas pense também em fotos que combinem com o tema da festa, se for o caso.


7) Acessórios e pertences pessoais.

Brincos, colares, pulseiras, relógios, utilize o que você gostar, o que faz parte do seu estilo e costume de uso. Mas não exagere, pratique o “menos é mais”, veja o que mais combina com o look que estiver trajando. Novamente, tenha opções para escolher, mas não precisa usar tudo. Incluir algo que faça parte de um hobby é sempre boa escolha. Faz parte desta fase de sua vida, merece ser registrado e será uma excelente lembrança.

Um instrumento que toque, uma ferramenta de trabalho, um livro se gosta muito de ler, algo de valor sentimental, são opções que marcam uma lembrança e conferem uma identidade bem pessoal.


8) Animais de estimação.

Sempre carinhosos e meigos, gatos, cachorros são os mais comuns de serem incluídos em ensaios. Mas, alguns cuidados são necessários: são animais irracionais, podem se assustar com algo e atacar alguém. Sempre há a possibilidade de quererem fazer suas necessidades fisiológicas. Leve alguém a quem o animal respeite e obedeça para cuidar quando ele não participar da foto (não esquecer saquinhos para recolher os cocozinhos). Senão você não terá tranquilidade para se dedicar ao ensaio. Muito importante: verifique se o local permite a entrada de animais.


9) Timidez.

Se você é tímida, não se preocupe. A maioria das debutantes não são modelos profissionais, salvo raros casos. O fotógrafo sabe disso. Então relaxe, passeie, curta o momento e o dia, demonstre a sua felicidade naturalmente, do seu jeito. Se a fizer se sentir melhor, esqueça a câmera. Quando for o caso o fotógrafo lhe pedirá para olhar diretamente à câmera. Não se preocupe com poses. Às vezes, os pais ou algum familiar acompanham o ensaio. Se sentir que a presença deles a intimida ou se sentir vergonha, explique e peça para darem um voltinha, isso ajuda.


10) Conheça quem vai te fotografar.

Não é incomum hoje em dia com tanta facilidade tecnológica para se comunicar que se contrate profissionais sem um único contato pessoal. Mas há serviços a serem prestados que requerem uma conversa pessoal.

Um ensaio fotográfico onde a adolescente e o fotógrafo nunca se viram antes e irão passar duas ou três horas juntos interagindo, uma reunião prévia é imprescindível para "quebrar o gelo". É a oportunidade para que todos se conheçam: os pais ou tutores, a aniversariante e o fotógrafo. A aniversariante e o fotógrafo se beneficiam deste encontro para definir um roteiro, acertar detalhes, combinar como serão as fotos. Tudo isso irá tornar mais fácil o trabalho e ajuda a diminuir a timidez na hora do ensaio.


Estas são apenas algumas dicas, mas creio que ajudam muito a você que deseja eternizar este momento em lindas fotos, produzidas em um ensaio fotográfico para ser revisitado com familiares e amigos sempre que desejar.


É uma oportunidade única na vida, não a deixe passar sem registro!


Clique aqui e vamos conversar sobre o seu ensaio.


Comments


bottom of page