top of page

Dicas para quem vai fazer ensaio gestante

  • Foto do escritor: jpflash7
    jpflash7
  • 15 de jan. de 2019
  • 5 min de leitura

Atualizado: 11 de jun. de 2019


Está pensando em fazer um book de gestante? Então Pare de pensar e faça! O tempo não pára e não volta, o seu momento é agora e ele está passando, não o deixe passar sem registro!


Foto de gestante feita em ensaio externo www.josepaulofotografo.com.br
Ensaio Gestante

Você está vivendo uma fase cheia de emoções e expectativas, às vezes parece que não acaba mais. Porém, não se engane, um dia você vai olhar para baixo e vai ver seus pés de novo, não vai ter mais aquela barriguinha linda para contemplar e segurar.


Então vou colaborar aqui com estas dicas e esclarecer algumas dúvidas para que você tenha um ensaio memorável, divertido e que proporcionem lindas lembranças registradas em fotos.


1) Quantas semanas é ideal para fazer o ensaio?

Entre as semanas 30 e 36, ou seja, entre sete e oito meses de gestação, quando a barriga costuma estar bem aparente. Mas varia um pouco, o importante é a mamãe não estar se sentindo inchada. Um bom fotógrafo saberá minimizar a aparência do resto do corpo e enaltecer a barriga usando poses e lente adequada que favoreçam esta condição. Mas no final da gestação fica difícil disfarçar o inchaço sem retoques pós-produção das fotos, principalmente no rosto. Você também pode fazer o ensaio antes desse período, se não fizer questão de aparecer com barrigão nas fotos.


2) Na noite anterior ao ensaio, não use roupas íntimas ao dormir

Algo que muitas mamães não pensam é nas marcas que podem ficar evidentes pelo uso de roupas íntimas apertadas, principalmente na lateral do busto e quadris, partes do corpo que costumam estar visíveis nas fotos. Na noite anterior, recomenda-se não usar roupa íntima ao dormir, principalmente se o ensaio for pela manhã. Pelo mesmo motivo, ao ir para o ensaio use peças que não apertem para não marcar.


3) Maquiagem? Sim, suave.

Se algo lhe incomoda no rosto e puder ser corrigido ou minimizado com maquiagem suave, você pode e deve fazer. Afinal, ninguém quer ficar lembrando o que não gosta a vida toda. Pois os álbuns (book) possuem qualidade para durar mais de 100 anos, arquivos digitais se souber guardar, são eternos. Mas não dê mais valor às marcas da gestação na barriga do que ao próprio ensaio. Algumas estrias podem ser minimizadas, o que não for possível, relaxe e aceite.


4) Como arrumar o cabelo?

O mais natural possível, desde que não pareça que acabou de sair da cama! Não é uma festa a rigor, se tiver cabelos longos, escova leve e deixe-os soltos. Em ensaios externos fica lindo nas fotos quando há uma brisa, conferido um pouco de movimento á cena.


5) Ensaio externo ou em estúdio?

Aqui são vários fatores a considerar:

  • Você está bem fisicamente para ficar em pé, andar, sentar, levantar, deitar, fazer pose? Ou há alguma restrição de esforço físico? Pense, antes de mais nada, na segurança da gestação. Então, decida se você quer fazer ensaio externo ou em estúdio.

  • Escolha o fotógrafo e veja se ele pode fotografar conforme sua decisão. Há fotógrafos que possuem estúdio e não fazem ensaios externos. Outros, não possuem estúdio e irão preferir fazer ensaios externos a locar estúdio, que tem custo extra e normalmente é repassado ao cliente.

  • O estúdio pode ser a sua casa. Isso mesmo, considere esta opção, pois não há maior conforto que seu lar. Além disso, você fica livre para escolher as roupas que desejar à vontade, bem como usar no ensaio presentes e acessórios do bebê que a esta altura com certeza já possui. Mas atenção, peça ao fotógrafo para lhe fazer uma visita para avaliar o ambiente, pois ele precisará conhece-lo para saber os equipamentos mais adequados a utilizar. Se não for possível, envie fotos ou faça um vídeo mostrando onde pretende fazer o ensaio.

6) Qual o melhor horário para fazer o ensaio?

Em estúdio, o que for combinado com o fotógrafo, pois ele possui total controle sobre a iluminação artificial e poderá combiná-la com iluminação natural também, se houver aberturas no teto ou janelas.

Externos, preferencialmente no início da manhã ou final da tarde. O sol a pino produz sombras muito pronunciadas, evidenciam muito as marcas de expressão faciais, causam sudorese rapidamente que pode danificar a maquiagem suave e a gotas de suor também aparecem nas fotos. Fica tudo mais complicado e cansativo.


7) Que roupas devo usar?

Roupas leves, que não lhe apertem, que não marquem a pele, fáceis de vestir. Leve no máximo três trocas completas, que combinem. Muitos acessórios costumam complicar, é mais coisa para carregar em ensaios externos. Prefira algo que realmente seja importante ou tenha valor sentimental. Veja no post Dicas Valiosas Para Um Ensaio Inesquecível as dicas sobre combinação de cores.


8) Faço o ensaio sozinha ou junto com o pai, filhos, pet?

Sempre que possível, inclua o pai. Às vezes o pai é tímido, ou não gosta de fotos e não quer participar. Tente, se não der, não insista. Pois você vai estar 110% dedicada e adorando a experiência, alguém que não esteja na mesma vibração vai atrapalhar. O ensaio é para ser agradável, memorável, para que você tenha esta emoção guardada não só em lindas fotos, mas também eternizada em seu coração. Então, não obrigue-o a fazer algo que não goste e não se sinta à vontade.

Filhos podem participar, mas é difícil que acompanhem o trabalho todo como um adulto e tendem a demandar a sua atenção. Se deseja que participem, planeje fazer algumas fotos com eles, mas leve alguém para cuidar o resto do tempo. Assim você pode se dedicar ao ensaio com tranquilidade.

Pet, também são uma opção a incluir nas fotos, alguns são bem comportados mas da mesma forma que crianças em algum momento pode necessitar da sua atenção. Vale a mesma recomendação.


9) Indico as poses que quero ou deixo o fotógrafo decidir?

É comum o fotógrafo não ser adepto de repetir poses de outros fotógrafos. Fotografia é arte e o ideal é ser criada e não imitada. Por outro lado, você o está contratando e tem todo direito de pedir para repetir uma pose que tenha gostado. Então, selecione duas ou três no máximo, informe-o e mostre a foto antecipadamente, pois pode requerer algum equipamento que ele não tenha e poderá inviabilizar fazer a sonhada foto.


10) Faço um book impresso ou somente as fotos digitais?

Nada, acredite, nada se compara à emoção tátil de um álbum de fotos. Tê-lo após anos é poder materializar o próprio tempo em suas mãos e o paginar, ir e voltar quantas vezes quiser. Não é a mesma experiência quando vemos as fotos em uma tela de computador ou televisão. E mais, o álbum impresso você leva a qualquer lugar e não precisa ligar nada para mostrá-lo, não precisa de bateria carregada, energia elétrica, basta abri-lo para mostrar. Se não for possível fazê-lo de imediato, não deixe cair no esquecimento.


Fique atenta ao período de sua gestação para não perder a melhor época para o ensaio gestante!


Clique aqui para agendarmos o seu ensaio.



Comments


bottom of page