top of page

Evite estes erros comuns ao organizar o seu casamento

  • Foto do escritor: jpflash7
    jpflash7
  • 16 de jan. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 11 de jun. de 2019

Se você não cuidar de alguns pontos importantes ao organizar seu casamento, a realização de um sonho pode se tornar a vivência de um pesadelo. Atente para as dicas abaixo para que o seu casamento seja tranquilo.


1) Querer organizar tudo sem auxílio de assessoria profissional

Esta é uma economia que pode custar caro. Com tantos fornecedores para escolher comparar e contratar é fácil se perder e fazer contratações inadequadas. Deixe esta parte para quem tem experiência, ou pelo menos o que for mais crítico e que vocês não estejam muito familiarizados. Os assessores conhecem o mercado e possuem parceiros e poderá adequar as contratações conforme o seu orçamento. Conhecem em detalhes o que você vai perder muito tempo para saber.


2) Decidir a contratação considerando somente o preço

Esta é uma armadilha clássica. Sempre avalie uma contratação considerando o benefício (tudo que lhe será entregue, em produtos, serviços, atendimento) em relação ao custo. Além disso, para alguns casos é necessário haver empatia entre vocês e o profissional que realizará o serviço pois estarão em contato direto e constante.


3) Contratar o buffet sem ter finalizado a lista de convidados

Parece óbvio, mas acontece. Às vezes, ao se deparar com uma boa proposta de buffet contrata-se pela quantidade estimada de convidados, sem sequer ter começado a fazer a lista. Quando finalizada surge o dilema: cortar a lista ou adicionar a quantidade excedente ao serviço de buffet. Não caia nessa, faça a lista primeiro. Se precisar adicionar depois, serão poucas pessoas, talvez o buffet nem cobre.


4) Não convide por obrigação, conte com a presença de todos os convidados.

Convidem pessoas que vocês querem que compareçam e planejem tudo contando com a presença de todos. Convites informais (não impressos) pode ser um desastre anunciado. Estes convites despretenciosos, "só por educação", podem fazer com que haja uma lotação não esperada pelo buffet, gerando vários transtornos (e despesa extra).


5) Padrinhos são convidados de honra e confiança

Especialmente estes não devem ser convidados por educação, mesmo. A praxe é que estas pessoas permaneçam próximos ao casal durante a vida. Então, convidar casais pode não ser boa idéia, prefira os que possuam relacionamento sólido.


6) Daminha e Pajem muito pequeninos

Quanto mais novinhos, mais fofinhos, mais inexperientes, mais sujeitos a se assustarem com tanta gente e começarem a chorar e a travarem no meio do corredor. Mas às vezes também é o que rende belas imagens em foto e vídeo. Sugestão, deixe um adulto próximo com quem tenham afinidade para alguma emergência.


Imagem da entrada, acesso ao salão Victor's Buffet
Victor's Buffet

7) Pouco tempo para organizar

O tempo deve ser seu amigo. Não deixe tudo para a última hora pois caso algo dê errado dá para contornar a situação com certa tranquilidade. E aqui confesso que não sou exemplo pois meu casamento foi organizado em um mês, sem assessoria e ainda teve uma viagem de cruzeiro no meio! Mesmo assim, foi tudo conforme planejado, só tivemos elogios principalmente do serviço de buffet que recomendo muito Victor's Festas e Eventos, qualidade e atendimento ímpar. Mas, de novo, isto só foi possível por já ter conhecimento do mercado e poder contar com vários amigos que auxiliaram em muita coisa.


8) Convite informal, sem convite impresso.

Assim fica parecendo que não se faz questão da presença do convidado. O ideal é sempre ir entregar o convite impresso, não sendo possível, envie-o pelo correio com aviso de recebimento. Inicie com dois meses de antecedência para os de outro estado e 45 dias os demais. Isso demonstra respeito, as pessoas precisam se organizar, comprar vestido no caso das convidadas.


9) Não incluir os profissionais contratados no serviço de buffet

Há profissionais que trabalham ininterruptamente por 8, 10 horas ou mais dependendo do caso, precisam se alimentar em algum momento para suportar bem a carga de atividade. Às vezes chegam antes de todos e só deixam o local quando todos já se foram. Sugestão: combine com os fornecedores o horário para se alimentarem. Por exemplo, enquanto o casal está jantando fotógrafos pode aproveitar o momento para fazer o mesmo, é necessidade fisiológica básica.


10) Deixar de contratar filmagem

Com o tempo muitas lembranças do que foi dito vão sendo esquecidas. Assim como expressões corporais e emocionais características de todos. É natural. Entretanto, fotografia e vídeo se completam e a falta de filmagem é uma reclamação recorrente de casais após alguns anos. Invista para não se arrependerem depois.


11) Contratar fotógrafo com estilo de fotografia incompatível com o estilo de vocês

Vocês irão olhar para as fotos muitas vezes, anos e anos. Portanto, precisa ser algo que gostem, que esteja em sintonia com o estilo de vida de vocês. Há fotógrafos que podem ser excelentes para um ensaio pre-wedding na praia, por exemplo, mas que talvez não seja o recomendável para o casamento. Às vezes o que é a especialidade do fotógrafo, onde ele se destaca, é o que chama a atenção e espera-se a mesma performance em todos os eventos a serem fotografados, o que pode não ocorrer. Então, pensem se é o caso.


12) Continuar se preocupando com o casamento e não o curtirem

O período de estresse, se é que existiu, já passou. Agora são só alguns protocolos a cumprir (e até estes devem ser vivenciados de maneira lúdica) e partir para a festa. Não se permitam serem irritados por qualquer imprevisto. Afinal, depois de tanto tempo planejando, organizando, contratando é hora de se divertirem. Então não deixe passar esta oportunidade sem boas gargalhadas e brincadeiras junto a pessoas que vocês adoram.


Espero ter contribuído para lhe ajudar a evitar vários contratempos.


Posso lhe fazer uma proposta? Clique aqui para solicitar.


Feliz Casamento!



Comentários


bottom of page