top of page

E=mc² (Teoria da Relatividade Geral), qual sua relação com a fotografia?

  • Foto do escritor: jpflash7
    jpflash7
  • 9 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de jun. de 2023

O cientista alemão Albert Einstein formulou a Teoria da Relatividade Geral em 1905, mas só foi possível comprová-la 14 anos depois.


Conforme esta teoria, a massa dos corpos deforma o espaço próximo a eles, fazendo com que um raio luminoso seja desviado pela deformação. Para comprovar sua teoria seria necessário observar um eclipse total do Sol, onde sua luz ofuscante diminui de intensidade e permite que se observe o brilho das estrelas próximas.


Assim, com base em previsões meteorológicas, algumas expedições foram criadas com o objetivo de se conseguir a observação do fenômeno. Uma delas em 1914 foi frustrada por razões políticas e outra em 1916 atrapalhada por condições climáticas insatisfatórias. Mas em 1919, duas expedições foram criadas, uma com destino a Sobral, no Ceará, formada por cientistas norte-americanos, brasileiros e ingleses e outra destinada à Ilha do Príncipe, na África. Esta última novamente atrapalhada por uma tempestade, mas a de Sobral obteve êxito.


Assim que o eclipse atingiu o ápice, várias fotografias foram realizadas (na época, utilizava-se ainda chapas de vidro emulsionadas com nitrato de prata, apesar de já haver protótipos de máquinas fotográficas 35mm e de este formato já estar sendo usado na indústria cinematográfica) com câmeras acopladas a telescópios, registrando a posição de estrelas próximas à borda do Sol. Meses depois, realizaram-se fotografias parecidas realizadas durante à noite, e comparando as estrelas nas mesmas posições foi possível concluir que a teoria de Einstein estava correta, observando-se a curvatura da luz.


ree

Ao completar 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade (1999), foi inaugurado em Sobral o Museu do Eclipse, que possui um dos mais potentes telescópios do Brasil. O museu passou por reformas durante 9 meses e foi reaberto em comemoração ao Centenário da Comprovação da Teoria.


No acervo do museu, estão os originais das fotos utilizadas para comprovar a Teoria da Relatividade, dentre as quais uma ilustrou o cartaz.






Referências:

Comments


bottom of page