Seu retrato no perfil da rede social e o que ele diz sobre você
- jpflash7

- 26 de jan. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de jun. de 2023
Seu retrato no perfil de uma rede social pode estar fora de sintonia, incoerente com a mensagem que você precisa entregar ao seu público, ou mesmo afastando-o de você.
Se você não acredita, então, pense nisso: um dia você está muito feliz e logo posta aquela foto irradiando esta alegria. O dia seguinte poder ser bem diferente, uma notícia triste faz você exteriorizar este sentimento com uma foto melancólica, de um local, alguma coisa ou uma selfie. Claro que as pessoas irão saber do que se trata porque normalmente a foto está acompanhada de um texto. Mas, basta a foto para que as pessoas imediatamente concluam algo sobre a sua expressão facial, ainda que a conclusão não seja correta.
O site O Observador, comenta nesta matéria que em um estudo os psicólogos da Universidade de Princetown, concluíram que em apenas 100 milissegundos criamos uma impressão sobre alguém, bastando olhar o retrato, considerando duas qualidades: credibilidade e competência.
Sem te conhecer, as pessoas podem ter uma impressão totalmente equivocada sobre sua personalidade, somente vendo seu retrato. Portanto, se você usa seu perfil no Facebook, Instagram e outras redes para se promover, divulgar serviço, seria um tiro no pé logo de cara já causar má impressão. Lembre-se os ditos populares "A primeira impressão é a que fica", "Uma imagem vale mil palavras".
Familiares e amigos não são as melhores pessoas para avaliar a sua foto do perfil, pois tendem a relevar as imperfeições no que vêem. Como te conhecem, podem desconsiderar elementos e aspectos negativos do retrato, disparidades em relação à sua personalidade e valores, não dando a devida importância. Este processo muitas vezes é inconsciente. Mas também podem se acanhar em dizer o que realmente pensam, "em nome da amizade" ou por serem parentes próximos.
Uma maneira de obter opinião imparcial é o site photofeeler, que analisa seu retrato de perfil usando mescla complexa de voto humano e inteligência artificial para emitir uma análise (necessário fazer login da rede social cuja foto do perfil deseja analisar).
Há redes sociais que analisam a foto do perfil e se "percebe" não ser adequada não permite o uso. O site Entrepreneur publicou uma lista com estes oito tipos de fotos que jamais devem ser usadas no perfil do LinkedIn:
Selfie no espelho do banheiro, coisa de amador.
Fotos com aplicação de filtros exagerados ou estranhos, os empregadores querem lhe conhecer como você é.
Expressão extremamente séria. O site Psychology Today publicou, "há mágica no seu sorriso", cientificamente comprovado. Mas não exagere como se tivesse ganhado na loteria!
Foto muito desfocada e/ou escura
Foto demonstrando ação e/ou movimento, de corpo inteiro.
Foto com animais de estimação.
Foto com cortes escondendo partes do rosto.
Manter a foto silhueta padrão do LinkedIn.
Este estudo do International Journal of Psychology conclui que pode-se saber sobre o perfil cultural de uma pessoa e o universo o qual está inserida.
A revista SuperInteressante publicou esta matéria citando um estudo apresentado na International Web Conferencing And Social Media, concluindo, por exemplo, após analisar os tweets de 66.000 usuários, que os que obtiveram nota alta no quesito escrupulosidade (disciplinados e forte senso moral), aparecem mais sozinhas e sorrindo nas fotos. Porém, não foi avaliado se estavam somente seguindo regras ou se realmente acreditam que a foto do perfil deva ser dessa forma.
Se a foto usada no perfil das redes sociais não tivesse nenhuma importância ou impacto, não haveria tantos estudos realizados.
Então? Como está a sua foto do perfil? Se você o utiliza para fins profissionais, o retrato está a altura da sua posição sócio-econômica e cultural, que transmita os valores credibilidade, competência e quaisquer outros necessários de maneira a tornar você profissionalmente atraente?
Analisando friamente o seu retrato, você contrataria você?







Comentários